Exames! Um bicho de 7 cabeças... Ou não!

Pessoal...
Todos nós, enquanto alunos, certamente já pensámos como vamos estudar para os exames. Mas será que pensámos e fizemos o plano correto??

Então hoje deixo-vos 5 dicas tão básicas, que muitas vezes são as que mais nos esquecemos de cumprir!

Dica 1: Dormir bem e comer bem!
Aquela história de que na época de exames nos deitamos mais tarde para estudar até às tantas da manhã é do passado e todos os estudantes que o fizeram certamente se aperceberam que simplesmente ficaram mais cansados, com menos vontade de estudar e mais chateados com eles mesmos! ATENÇÃO: Quantidade não implica Qualidade. E nós devemos de estudar com QUALIDADE!!!
O mesmo se aplica à alimentação. Temos de nos alimentar com qualidade, para termos as energias necessárias para o nosso cérebro estar apto a receber e captar novas informações.

Dica 2: Fazer desporto!
A desculpa de que não há tempo para isto ou para aquilo... e que fazer desporto é mais um tempo que perdemos dos estudos é completamente surreal! Sou completamente a favor do desporto mesmo nas alturas de exames. Temos que ter tempo para tudo! Se não podemos despender de 2 horas num dia para praticar uma atividade física, gastamos apenas 1 hora... mas Vamos! Aliás o desporto, ajuda-nos a perceber que: Temos de lutar por aquilo que queremos, tal como nos estudos, tal como na vida!

Dica 3: Ouvir música enquanto estudas!
Sim, é verdade... Também é um mito que a música nos distraí nos estudos.
Ouvir música é uma boa opção para ficares mais concentrado! Desde que seja música clássica ou música que seja cantada numa língua que não conheças. Pois assim simplesmente vai estar a fazer com que o teu cérebro esteja mais ativo e concentrado.

Dica 4: Usar métodos de estudo!
Hoje em dia há várias técnicas conhecidas. Usa marcadores para sublinhares o mais importante... Faz apontamentos e separa-os por matérias. Usa tempos de estudos, como na técnica POMODORO. Só não se organiza quem não quer!

Dica 5: Usa a internet!
Sim... Para começar, todos os alunos que vão a exame devem consultar o IAVE. Onde estão disponíveis todas as informações sobre os exames, desde o tempo de prova, ao material necessário, aos conteúdos de estudo...
Além dessa informação o IAVE disponibiliza um arquivo de provas onde encontras todas as que já se realizaram em anos anteriores e que podem ser alvo do teu estudo. Faz um desses exames. Vê e analisa como te achas preparado/a para o exame deste ano. E corrige os pontos mais fracos.

Vamos lá... estas foram as 5 dicas que deixei para hoje. São tão simples. Mas tantas vezes nos esquecemos delas. Não facilites!


Comentários