Porque nos fazem as cebolas chorar?

O quão importante é a cebola (Nome científico: Allium cepa)

Bom desde já, a meu ver, a cebola é extremamente importante... Todas as sopas que faço, têm cebola! Além de tantos outros cozinhados, nos quais, a utilizo também! Pois além de ser usada como tempero, a cebola é também uma fonte de nutrientes (por ex.: cálcio, fósforo e vitamina C), também é usada para problemas de saúde como, laringite, doenças coronárias, diabetes, asma, entre outros.

No entanto, assim que a começamos a cortar... é um choro sem fim! É aqui que entra a química no nosso dia-a-dia!

As lágrimas que a cebola nos provocam assim que começamos a cortá-la derivam da formação de um gás volátil, chamado sulfóxido de tiopropanal, cuja estrutura se encontra na imagem abaixo. 


A formação deste composto só ocorre quando cortamos a cebola, pois as suas células são quebradas e libertam-se enzimas chamadas alinases e um grupo de compostos chamados de sulfóxidos-S-alquenil cisteína. Como os ácidos sulfínicos dos compostos formados são extremamente instáveis, têm tendência a converterem-se no sulfóxido de tiopropanal, o gás que provoca as lágrimas!

Este gás volátil entra em contacto com a humidade dos nossos olhos e transforma-se num ácido mais fraco, que causa o ardor nos olhos. Assim, como proteção, as terminações nervosas das córneas fazem as glândulas lacrimais produzirem as lágrimas. Contudo, isso só piora a situação, porque há mais água para reagir com o sulfóxido de tiopropanal e formar ainda mais ácido.
Esta é uma das nossas rotinas do dia-a-dia, que a química explica porque acontece!





Comentários